PRÉ CONCEITO, ainda existe sim!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Até quando?
Ontem e hoje me deparei com duas situações de puro preconceito.
A primeira situação foi em um espetáculo de teatro, que fui assistir com o Rob e mais dois amigos.
Bom, a peça chamava-se AQUELES DOIS (Cia. de teatro Luna Lunera- MG), do conto de Caio de Abreu. Excelente! Resumidamente o conto se passava em uma repatição pública, onde dois novos funcionários recém chegados, Raul e Saul desenvolvem laços de cumplicidade...É que num deserto de almas também desertas, uma alma reconhece de imediato a outra.No entanto essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. (Palavritas do meu amigo Gê, que foi comigo na peça e assino embaixo a forma com que ele resumiu a peça.)

Enfim!
A amizade de dois homens gera muuuito preconceito! As pessoas comentam e cmentam muito a vida alheia, brincando de ser julgadores.

Mas o ápice do preconceito que os 4 atores encenaram no espetáculo não foi partido da atuação. Foipartido da reação de muuuitos expectadores.
Em um momento da peça, os 4 atores ficam extremamente nus, para dar mais alma ou veracidade aà cena, o que gerou muitos burburinhos e risinhos na platéia.
E aí, o que é que tem de mais ver um pinto e uma bunda?
É nojento? Anormal? Anti higiênico? Pecado?
Não sei o que há de errado!
Muitos torceram o nariz pra cena, acharam um absurdo e é claro, os meus machistas que sempre se manifestam, não tão diferente, se manifestaram. " Como, ver 4 caras nus e não ter nenhuma mulher pelada?!"
Sinceramente, vão pro raio que o parta!

Amei muito o espetáculo. Os meninos estão de parabéns e aos que criticaram, ficaram com nojo ou sei lá o que, levantem-se e aplaudam. Pois é muito macho que fica pelado pra uma grande platéia e mais macho ainda quem interpreta um preconceito que já deveria não ser mais preconceito: o homossexualismo.
Cada um sabe de si e the end, ok?!

O segundo caso de preconceito foi hoje, no local onde estou fazendo meu estágio.
O Rob (meu excelentíssimo, namorido, hehe) esteve de manhã à procura de uma amiga minha, que faz estágio comigo. Meus colegas disseram que ela não havia ído e que iria de tarde.

Chegando no recinto, à tarde, uma colega levantou-se e já foi dizendo que haviam procurado a minha amiga e, como pressenti falatórios, disse que era meu noivo quem havia estado ali de manhã.

A colega não acreditou. Fez cara de espanto e me perguntou 100 vezes: "Ele é teu noivo mesmo?" Pô, que preconceituosa! Ainda fez comentários como, "tu, toda arrumadinha e bonitinha com aquele cara?!"
E tudo porque ele usa DREADS! E eu tô puta da cara de tantas vezes que digo que EU AMO OS DREADS DELE! E pronto!

As pessoas julgam descaradamente a aparência, gostos, gestos... achando tudo suspeito ou feio.
Acho, que as vezes é bom olhar um pouco pra si, pra suas atitudes e parar com a mania feia de futricar, bisbilhotar e se meter na vida dos outros!

Cada um cuidando de si... tudo vai bem!

E preconceito galera, já eraaaa!

Dado o recado

E sim, EU AMO UM CARA QUE USA DREADLOOKS!
E ele me faz, feliz...feliz...!

5 SERES IMAGINÁRIOS:

Panda! disse...

"Não acredito que vim aqui pra ver homem pelado!" "Cadê as mulheres peladas?!" "Ta louco! Mas são umas bichonas!" "Vou escrever no papel que me deram dizendo que coloquem mulher ou parem de tirar a roupa, é nojento!"

E por aí vai...
Eu sei que isso é muuuuuita maldade, mas...É TUDO CULPA DE INCLUSÃO SOCIAL! =D
Ta certo que isso também é preconceito, uma vez que não se dá chance aos menos esclarecidos. Mas, sim, isso irrita profundamente. As pessoas são incapazes de encarar aquilo de forma profissional e respeitar o trabalho alheio.
É certo que a grande maioria do público foi muito respeitoso, e é mais certo ainda que ninguém esperava a cena de nudez. Muita gente virou o rosto, engasgou-se com saliva de surpresa ou simplesmente riu por não ter como extravasar o nervosismo. Mas uma pequena minoria (adolescentes...tsc, tsc) insistiu em fazer piadinhas e chacotas extremamente preconceituosas e homofóbicas.
O que só prova que o problema está na base da educação. Pessoas criadas no meio do preconceito tornam-se preconceituosas!
Simples assim.

O espetáculo foi foda! Inteligente, emocionante, engraçado, triste e chocante. Eu iria quantas vezes fosse possível! E a partir de hoje, nunca mais deixo passar uma oportunidade de ir à uma peça de teatro!

VIVA O SESC! \o/

Mundo do Gê disse...

Mary! Não é àtoa que amo tu minha amiga, e meu grande amigo Rob...Não vejo a hora de ver meu afilhadinho o the dredinho...Encomendem vai!
Pois é preconceito ainda existe, infelizmente, como tbm existe falta de cultura, de informação e principalamente de respeito...Adorei o espetáculo, os atores, o serviço de culturização que o Sesc proporciona...Pode ser que agora essa gente tacanha abra sua cabeça...
Rsrssss fiz uma postagem muito semelhnate à tua tbm relatendo a peça Aqueles dois...
Salve a nudez à serviço da arte!
Salve as pessoas que não tem vergonha de serem diferentes por usarem cabelos diferentes, por vestirem-se diferentes, por amarem diferentes...Afinal não somos produtos feitos de larga escala, temos essência, o que faz cada um ser como é!
Bjão Mary!

CHEIRO DE FLOR disse...

Mary, estressa não, isso é coisa de quem não é feliz!!!!
xeros pra ti e um ótimo FDS!!!

Flavinha ^_^ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flavinha ^_^ disse...

Marylda, Marylda...
Excelente post, excelente tema... As pessoas não deixam de me supreender!
Assim como está cheio de gente preconceituosa, ignorante e estúpida o suficiente, pra expor tais opiniões sobre os outros (mesmo que sejam opiniões toscas!), ainda assim... tem muita gente bacana, com dread, tatuagens, piercing, gays, carecas, cabeludos, de moicano, brancas, pretas, amarelas, ruivas, morenas, loiras, sardentas, ihhhh tantos...
Sinto de verdade, ter perdido a peça, a próxima, não perderei.
Quanto testemunho ou fico sabendo de episódios, como este contigo e o Robertinho, fico indignada no primeiro instante, depois fico com pena (pra mim um dos piores sentimentos do mundo!), porque quem cultiva tal ignorância, alimenta o preconceito e acaba perdendo muita coisa boa dessa vida!
BeijãoOoO ^_^

PS - Amiga querida, não te abala por isso, pode ter certeza que tu estás no lucro.

 
Design by Pocket