Síndrome de Locked-in

quinta-feira, 16 de abril de 2009


Hum...enrolada ao edredon, juntinho do namorado e com muita pipoca assisti a um filme que há meses queria muito ver: O ESCAFANDRO E A BORBOLETA (2007). É um filme que conta a história real de Jean-Dominique Bauby , famoso editor de moda da revista ELLE. Dominique é um homem alegre, apaixonado pela vida. Brutalmente, ele sofre uma paralisia cerebral que vem a comprometer a maior parte de seus movimentos. Ao acordar no hospital, descobre que possui uma síndrome bastante rara (Síndrome de Locked-in= fechado; bloqueado)onde o único movimento que apresenta é no olho esquerdo. Dominique se recusa, inicialmente, a aceitar sua condição, mas, aos poucos recomeça a aprender a viver através de uma comunicação totalmente distinta com o mundo (piscando os olhos para indicar as letras do alfabeto).
Assim, ele vai vivendo de uma maneira diferente, mas nunca deixando de registrar suas memórias e lembranças.

Um filme extenso, paradão, mas bastante interessante e comovente. Vale a pena assistir!


Mas... um fato que me fez pensa bastante durante o filme foi a tal, Síndrome de Locked-t. Esta síndrome é descrita como "a coisa mais próxima de ser enterrado vivo". A pessoa fica "trancada dentro de si", tendo que "reaprender" a se comunicar com o mundo através de limitadíssimos movimentos.

Então, pensei... há tanta gente que nem tem a tal síndrome, mas, mesmo assim vive trancado dentro de si, dentro de lembranças e pensamentos passados, que fazem sofrer, que magoam, que causam raiva e não fazem nada pra mudar! Não tentam uma nova "comunicação com o mundo" e assim, acabam virando seres incomunicáveis e solitários.
A constante batalha contra sentimentos ruins, que nos fazem regredir, que nos deixam tristes é diária. Mas..temos de dar a volta por cima, continuar a vida!!!
Que a mágoa, a inveja, o ódio e tudo o que há de ruim sejam escafandros, apenas um corpo mergulhado, sem mobilidade alguma... E que a vontade de ser alguém melhor, de dar a volta por cima, de procurar uma comunicação com diferentes pessoas, a vontade de viver e ser feliz sejam como as borboletas... sempre lindas, voando em busca de novos horizontes mais alegres!


Beijão pessoal! Bom final de semana à todos!^^

4 SERES IMAGINÁRIOS:

Jean Carlos disse...

Sei que pode parecer meio manjado e brega... mas Adorei o visual do blog, aquelas estrelinhas e o guri pescando, é como um sonho!

Unknown disse...

Amiga, deve ser bem bom esse filme... isso me lembra nossas tardes no 401 :P

Ontem vi "Dois perdidos numa noite suja"... um brasileiro, bom, mas não tãããoooo bom... mas quebra o galho :P

Saudades!

FLAVINHA disse...

...Maryldaaa quero ver este filme!!!
E como de costume, mais um belo post amiga!!!
Não tenho muito à acrescentar, a não ser reforçar a importância de viver, mas viver de verdade...não apenas existindo ou por vontade própria trancando-se dentro de si!!! :p

BjãoOoO amigaaa

Anônimo disse...

My spouse and I stumbled over here different page and thought I should check
things out. I like what I see so now i'm following you.
Look forward to exploring your web page yet again.

My blog ... adultfrend

 
Design by Pocket