Pelo mundo à fora [Parte II]

segunda-feira, 16 de março de 2009











Olá!!!




Seguindo o projeto de mostrar os cantinhos desse mundo através dos olhos dos outrso, venho com mais uma novidade, do outro lado do oceano!




Hoje, eu vos apresento (na verdade, meu amigo Tiago, o Portuga) uma vila que fica lá em Portugal.




Tiago, como bom portugues e fotógrafo, vai nos mostrar um pouquinho das maravilhas de seu país.




E quem estiver interessado em conhecer a terrinha do fado, já adianto.. a dica é das boas.




Beijoooo!








ÓBIDOS [Por Tiago...]








"Óbidos é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Oeste fazendo parte da Região de Turismo do Oeste, com cerca de 3 100 habitantes.É sede de um município com 142,17 km² de área e 10 875 habitantes (2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste e leste pelo município das Caldas da Rainha, a sul pelo Bombarral, a sudoeste pela Lourinhã, a oeste por Peniche e a noroeste tem costa no oceano Atlântico. Ao contrário do que se possa pensar, o nome Óbidos não deriva da parónima óbitos, mas sim do termo latino oppidum, significando «cidadela», «cidade fortificada». Nas suas proximidades ergue-se a povoação romana de Eburobrittium. Terá sido tomada aos Mouros em 1148, e recebido a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I. Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, designadamente Urraca de Castela (esposa de D. Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de D. Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de D. João I), Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte), Leonor de Portugal (esposa de D. João II), entre outras. Em 1527, viviam 161 habitantes na vila, o que corresponderia a cerca de 1/10 da população do município. A área amuralhada era já nessa época idêntica à actual, ou seja, 14,5 ha. Foi de Óbidos que nasceu o concelho das Caldas da Rainha, anteriormente chamado de Caldas de Óbidos (a mudança do determinativo ficou a dever-se às temporadas que aí passou a rainha D. Leonor). A 16 de Fevereiro de 2007, o castelo da cidade recebeu o diploma de candidata como uma das sete maravilhas de Portugal.A vila de Óbidos guarda séculos de história entre as suas muralhas. Com um vasto património de arquitectura religiosa e vestígios histórico-monumentais, a vila de reis e rainhas foi, noutros tempos, local de preferência para descanso ou refúgio das desavenças da Corte. D. João IV e D. Luísa Guerra, D. Pedro II e D. Maria I, D. Leonor, D. Catarina de Áustria e D. Carlos, foram alguns dos monarcas que passaram por estas terras deixando, de uma forma ou de outra, marcas que a vila ainda hoje mantém." [Fonte: Wikipédia - ele estava sem imaginação, como ele mesmo diz, para escrever algo!]

2 SERES IMAGINÁRIOS:

Tiago disse...

Eheh! Obrigado por publicares as minhas fotos! :) Espero que alguém fique com vontade de conhecer melhor essa bonita vila que é Óbidos. :) Beijos!

Flavinha disse...

Bá...que fotos lindas!!! Que lugar inspirador...cheio de energia positiva e tranquilidade, que várias vezes a gente busca!
Tá aí, mais um lugarzinho pra adicionar à minha listinha! ^_^

 
Design by Pocket